Um pouco sobre

Minha foto
Maringá, Paraná, Brazil
Baixista, membro da AIESEC, publicitário, administrador e um amante da Polônia. ### Bass Player, AIESEC member, Graduated in Advertising and Business Administration, Poland's lover.

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Um Gringo Brasileiro em Colegios Poloneses

English Version
Ola amigos! Comecei a trabalhar e vou contar como esta sendo nestes primeiros dias. Tambem vou falar hoje sobre a lingua polonesa. Sem enrolacao, vamos ao post!

INTERNATIONAL SCHOOL V
Dia 12 comecei o meu trabalho. Estou gostanto bastante! Principalmente as aulas com os menores, de 13 a 16 anos, pois sao muito mais interessados do que os de 17 e 18 anos, entao da pra explorar mais a curiosidade desles. Aqui as criancas conseguem entender o ingles, e quem nao entende outro amigo fica traduzindo para o polones enquanto eu falo. Tem algumas criancas de 13 anos que tem um ingles impressionante! Dependendo dos horarios eh dificil sair da sala e ir para a sala dos professores porque sempre tem gente que para eu no caminho pra conversar, ou gritam "RONALDINHO", "KAKA", essas coisas. Eh muito bom! Eles sao super interessados. E brasileiro eh conhecido como risonho, ****, extrovertido, simpatico, entao eles ja chegam conversando e perguntando um monte de coisa. Na sala as vezes tem briga pra ver quem pega os lugares da frente. Alguns alunos pediram meu email, ja fizeram contato comigo, me procuram pra conversar, muito bom! Aquele roteiro que fiz das apresentacoes foi por agua abaixo, pois cada turma eu dou uma coisa diferente, pois vou conversando com eles e vejo qual eh o maior interesse e entao abordo o assunto. Hoje uma turma me pediu para mostrar uma musica da Vetor Zero, dae mostrei tambem umas fotos e fiz uma propaganda nossa hehehe... Muita gente aqui conhece a banda "Sepultura" e me perguntam sobre eles. Tem sido muito bom! Tem uma professora de ingles que nos acompanha na escola, nos intervalos, faz companhia, essas coisas. Hoje foi meu segundo dia e ja sei que vou sentir falta da escola. Agora eu entendo um pouco melhor o que minha namorada, a Aliny (pausa para comentario: Beijo lindona!), sentiu quando trocou de escola. Todos eles conhecem o carnaval, a capoeira e outras coisas. Enfim, tem sido muito bom! Eh muito bacana ficar conversando com a mulecada, eh bom ver que eles se esforcam para achar as palavras em ingles para falar comigo, se interessam pelo brasil, enfim, espero que seja desse jeito para melhor, pois nestes dois dias tenho certeza que o proposito do intercambio foi atingido.

LINGUA POLONESA
Quer aprender o polones? Entao vou te mostrar uma coisa para tentar fazer voce desistir dessa pessima ideia! O polones possui variacoes para as palavras de acordo com a situacao, como uma conjugacao de verbos, mas eh usado para nomes proprios, substantivos e adjetivos tambem. No caso de nomes proprios sao 7 variacoes. Vou mostrar abaixo as variacoes em cada situacao para os nomes Diogo e Hania.
1) Nome normal: Diogo / Hania
2) De quem (para indicar posse): Dioga / Hani
3) Quando acontece algo com alguem: Diogowi / Hani
4) Nao sei como explicar esse: Diogo - Hanię
5) O que aconteceu com: Diogiem / Hanią
6) Falar sobre alguem: Diogu / Hani
7) Exclamacoes: Diogo! / Haniu!
Enfim... complicado demais! A lingua polonesa eh extremamente carregada de gramatica. Se voce pegar os casos acimas e colocar um adjetivo, entao muda tudo!!! Obrigado para a Hania, minha amiga polonesa, que tentou me ensinar essas regrinhas! Dziękuję moim znajomym z polski!

CURIOSIDADE
Um trava-lingua polones: stół z powyłamywanymi nogami.
Eh sobre uma mesa que quebrou as pernas. Eh muito dificil de falar, mas estou tentando porque sei que vai ser bem engracado quando algum aluno pedir para eu repetir (como ja pediram duas vezes) e eu conseguir falar! hehehe

Por hoje eh isso! Comecei a trabalhar essa semana e semana que vem ja terei 2 semanas de ferias (ferias de inverno). Finalmente coloquei fotos novas no meu Orkut, fiquem a vontade para darem uma olhada! Abracos a todos! Saudades do Brasil!

8 comentários:

Aliny Cabral disse...

Ai amorzinho...
É muito bom dar aula né, é gratificante!!!!!

TE AMO MUITO AMOR DA MINHA VIDA!!!!
MUITAS SAUDADES DE VC!!!!!

BEIJINHOS NO SEU IMENSO CORAÇÃO!!!

Anônimo disse...

Manoel Saes
Oi Diogo, você esta passando por uma experiência fantástica em trabalhar com alunos, já passei por isso na minha primeira profissão e é muito gratificante. Essa idade de 13 a 15 anos eles são muitos curiosos. Estou gostando muito das informações de hábitos e costumes ai da Polonia através de seu blog.

bjos e muita saudades de vc

Anônimo disse...

Malu...
Oi filho...
"Vivência"...nada melhor que issso!
A meninada tb vai deixar saudades.
Buscar sentir a essência de uma cultura é fascinente. Aproveite o máximo que puder nesta experiência única.
Surpreso com seu sucesso na escola?
Ah....eu já sabia!!!!
Bjs mil prá vc GOGO!!!

Danillo Saes disse...

Fala meu querido...
Eita... ser professor é muito bom cara! Também adoro...
Fico feliz por você estar feliz!
You are happy... I'm happy!

Brother... tenho certeza que você vai voltar com o inglês tinindo! Vai ser muito bom pra você.

Cara... e eu pensei que trava língua era coisa de brasileiro! aokaoakoa... deve ser difícil memso de falar...

É isso ae garotinho.... show de bola isso que você tá fazendo! Parabéns pela coragem.

Abração meu querido...
Beijo no coração...

A Lê tá mandando um beijo pra você!

Falow... os minino! hehehe

Dan

Rafa Saes disse...

to racahando, comédia os caras gritando "ronaldinho, kaka" daslçkasdçlkadsçlkasd e o trava lingua também, quero só ver..ahaha
é isso ae di! abração

Anônimo disse...

Di do céu...deve tá sendo mto legal tudo isso! hehe...
tb quero! auhauhuahhauahuah
Voce que sou seu fã né...entao..só tenho a parabenizar mais uma vez por essas realizacoes que voce está tendo aí!
Congratulations Teacher Diogo...ou Diogu? Diogwi? uhauhauhauhaa
Hugs!
Felipe

Anônimo disse...

PS: faltou o "sabe" no "você sabe que sou seu fã"
Hehe...
Abraço!

Unknown disse...

kkkkkkkkk

Vc já me fez desistir mesmo...uma pena pois eu já ia fazer a matrícula aqui...kkkkkk