Um pouco sobre

Minha foto
Maringá, Paraná, Brazil
Baixista, membro da AIESEC, publicitário, administrador e um amante da Polônia. ### Bass Player, AIESEC member, Graduated in Advertising and Business Administration, Poland's lover.

sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Curiosidades e Novidades

Ola amigos! Tenho mais algumas coisinha para falar sobre o Natal na Polonia e depois voces podem ler sobre coisas curiosas que se ve por aqui. Outra coisa, agora eu vi neve de verdade! hehehe, foi uma nevasca muito leve, no dia de Natal, mas era possivel ver os flocos de neve caindo, muito pequenos, mas ja foi um comeco! Nao esta nevando agora, mas todo dia eh possivel ver na rua o que ficou da madrugada fria, que cerca -5 graus. Eu coloquei um video no You Tube de pocas d`agua congelada, o link eh este: http://br.youtube.com/watch?v=kE3MlfrP0Os&feature=channel_page e tem algumas fotos no meu orkut. Lembrando que nao tem como colocar acentos gramaticais deste computador. Entao vamos ao que interessa! Espero que gostem e aproveitem o post!

UM POUCO MAIS SOBRE O NATAL POLONES
Outra tradicao do Natal polones eh colocar grama seca embaixo da toalha da mesa do jantar, nao sei o porque, mas eles colocam. No cafe da manha do dia de Natal aqui foi servido todos os pratos que se tinha na janta da ceia, acrescentando salsichao vermelho e branco, e os peixes frios e nao mais quentes. Eles se vestem muito bem para a ceia, o patriarca da familia estava de terno completo, sendo que eram apenas eu, ele, a mulher e a filha, mais ninguem. No dia de natal eles vao a missa ao meio dia.

CURIOSIDADES DA POLONIA
O pessoal que faz intercambio sempre fala para voce estar preparado para rir de si mesmo, pois tem muita coisa normal pra gente que eh bem diferente em outros paises. Aqui na polonia, por exemplo, eles nao possuem lixo no banheiro, isso mesmo, o lixo eh a propria patente. Se no Brasil voce jogar papel na patente eh muito facil para congestionar tudo, aqui nao, voce deve usar o vaso como lixo. Alem disso, em algumas casas voce pode encontrar dois botoes para acionar a descarga, um para numero 1 e outro para o numero 2. Como aqui eh frio, tem aquecedores por todo a casa, inclusive em baixo do piso, no chao, entao voce pode verificar a temperatura ambiente (aqui na casa sempre eh em torno de 21 graus), a temperatura do chao da casa (aqui eh torno de 19 graus) e a temperatura externa (nesta epoca geralmente perto de zero). A energia eletrica aqui eh 220, e as tomadas sao diferentes. A tomada da parede tambem tem um pino, como se fosse o terra, que encaixa no plug que voce liga na parede (ver foto, clique na imagem para amplia-la). Todas as tomadas sao redondas, nao existe aqui tomadas retas, como encontramos em alguns equipamentos no Brasil. Nao sei se um T comum encaixa nesta tomada, mas eu trouxe um outro plug que se encontra em qualquer loja ai no Brasil que eh o suficiente para ligar nossos equipamentos.
Eh engracado tambem que quando um polones nao fala ingles ele comeca a falar polones bem devagar para voce entender, o que nao acontece comigo, hehehe, o pai da familia que esta me hospedando faz isso o tempo todo, comeca a conversar comigo em polones devagar, ou entao ele ta vendo TV e comeca a rir de alguma coisa e olha pra mim como se estivesse dizendo "Engracado, ne?" como se eu estivesse entendendo tudo! hehehe, entao eu dou uma risadinha e fica por isso mesmo.

NOVIDADES
Neste ultimo final de semana do ano eu irei para Świnoujście e Międzyzdroje ver o que tem de interessante por la, sao cidades litoraneas, no Norte da Polonia, mais ou menos 1 hora e meia de viagem, nesta segunda tem uma especie de ponte sobre o oceano onde voce vai andando sobre o mar, e no final tem tipo um mirante, para ver o mar. Dizem que eh um bom lugar para se conhecer. Esta vai ser minha primeira viagem aqui na Polonia. No comecinho de Janeiro, provavelmente dia 2, eu irei para Kraków (Cracovia) e de la, dia 6 ou 7, para Warszawa (Varsovia) e encontrarei alguns amigos daqui na capital polonesa. Eu comecarei a trabalhar dia 12 de Janeiro e ja no dia 19 de Janeiro as escolas entram em ferias de inverno, ou seja, mal comeco a trabalhar e ja terei mais 2 semanas de folga, depois disso voltarei a trabalhar em 2 de Fevereiro. Sendo assim, vou aproveitar estas duas semanas para viajar em alguns paises da Europa, ainda nao sei qual pois estou fazendo meu roteiro.

Bom, por hoje eh isso. Abracos a todos!!! Bom fim de ano para voces! Beijo pai, mae, rafa, dan e le, e claro, beijao enorme pra minha namorada Aliny!!! Ate a proxima!

7 comentários:

Aliny Cabral disse...

Amor ADOREI o beijo em ESPECIAL pra mim!!!!
TE AMO... SEMPRE!!!!
Fique com Deus!!!!
S A U D A D E S ! ! !
BEIJINHOS NO SEU S2***

Anônimo disse...

Manoel

Diogo, quando vc voltar ai nessa praia, vê se entra um pouquinho ta bom, heheheheh. Gostei da foto com vc e a Bandeira do Brasil, muitoi legal.Aproveite cada minuto dessa sua temporada nesse país maravilhoso.
Bjos, estou com muita saudade de você meu filhote.

Unknown disse...

nao entrou no mar? cara, a agua dai eh tao gostosa...hauahauhauahauhaua. Brincaderia, nao faca isso...so no calor! Ah voce ainda nao teve a experiencia de pegar velhinhos em ponto de onibus pedindo informacao? Essa eh a melhor, por mais que voce fale que nao fala polones eles insistem em falar com voce, sao uma graca. Ai Krakow e Wraszawa, me leva? Vai para Oswiecim tambem? A final ir para Krakiw e nao ir para Oswiecim eh como se nao tivesse ido. Se precisar de ajuda para montar roteiro pode me pedir. Beijos

Rafa Saes disse...

"Essa eh a melhor, por mais que voce fale que nao fala polones eles insistem em falar com voce, sao uma graca. "

isso deve ser engraçado!
adslçkadslkçadsçklasdçlk
só vi hoje esse post di, como sabe, fiquei de cama o tempo todo hehe ;/

manda a ag...&¨#*&$¨@#$ (vai saber o nome asdklçakçlsd) avisar o pai dela que você não entende o que ele fala! hahaha

abraçoo

Anônimo disse...

Manoel Saes
Informação..rsrsrsrsr
Di, essas tomadas aí são de padrão internacional e esses pinos são aterramento.Para 2009 aqui no Brasil tbem deverá ser assim.
Bjos

Anônimo disse...

OI DI...
PÉS NA TERRA POLONESA,
MAS CORAÇÃO NO BRASIL!!!
MAS NÃO PODERIA SER DIFERENTE NÃO É MESMO????
SAUDADES....SAUDADES....
QUE CD DIA SEJA UMA GRANDE DESCOBERTA.
BJS 1000!!!!

Mãe Lu

Anônimo disse...

Eu amo a Polônia meu namorado é polaco