Um pouco sobre

Minha foto
Maringá, Paraná, Brazil
Baixista, membro da AIESEC, publicitário, administrador e um amante da Polônia. ### Bass Player, AIESEC member, Graduated in Advertising and Business Administration, Poland's lover.

sábado, 20 de dezembro de 2008

Coisas que se ve em Szczecin

Antes de Comecar: varias pessoas me chamam no MSN e eu nao respondo. Gostaria de pedir desculpas a elas, pois quase todas as vezes que estou no MSN eh para falar com minha familia em chat de video e audio, entao fica dificil responder as outras conversas enquanto isso. Nao sou mal educado! Eh que nao da mesmo! Quando ha a possibilidade eu sempre converso! Por favor, continuem me chamando! hehehe... se estiver livre vai ser um prazer conversar com voces!!!

IDIOMAS E RIXAS
Bom, nao sei ao certo, mas ja deu para perceber algumas rixas entre paises. E como eh de se imaginar, as rixas que percebi sao com a Alemanha e a Russia. Afinal, ambos nao foram nada simpaticos na II Guerra Mundial com a Polonia. Outro dia estavamos conversando sobre como eh estranho voce escutar uma lingua que nao esta acostumado (eu o polones e eles o portugues), entao eu disse que achei o polones parecido com o alemao, pois pelo que passei em Berlim era muito proxima a pronuncia de ambas, entao eles fizeram uma cara de nojo e "Huhhh Alemanha nao!!!". Sobre a Russia eles comentam que eh o unico pais que causa implicacoes com a entrada de poloneses. Um rapaz disse que odeia os russos porque nos games online eles sao os unicos que nunca sabem nada de ingles, nao tem conversa alguma. Posso ter errado feio quando achei a sonoridade da lingua polonesa pareceida com a alema, mas vamos ver, agora que estou mais acostumado a escutar eles falando pode ser que quando voltar a escutar um alemao falando eu tenha uma outra ideia. Fiquei sabendo que a lingua da Republica Checa eh quase igual, tipo um portugues e espanhol.

COISAS DA CIDADE

Os dias aqui escurem as 4 da tarde. Isso mesmo!!! Eh muito estranho, pois o dia passa muito rapido dae de noite voce faz um monte de coisa e ainda sao 8 ou 9 da noite. Em marco mais ou menos as coisas comecam a mudar, dae o dia durara ate mais ou menos 7 da noite, e por volta de Junho e Julho a luz do sol vai ate as 10 da noite.
A cidade aqui possui vario becos e atalhos nos meios da quadras. Uma coisa meio que medonha, mas as pessoas transitam normalmente entre eles. Eu quando estou sozinho nao passo (ainda), parece aqueles lugares nos filmes onde sempre acontece alguma cosia ruim.
Aqui voce tem que atravessar na faixa de pedestres. Litealmente na faixa, e nao perto dela, e somente quando o sinal estiver verde para pedestres. Se voce atravessas fora da faixa ou com o sinal vermelho e um policial ver ele vai te multar. Se voce estiver correndo a multa eh maior. Nao sei certo os valores, mas sei que se atravessar correndo, em cima da faixa, mas com o sinal vermelho a multa gira em torno dos R$160,00. Os carros aqui estacionam com duas rodas em cima das calcadas, na verdade em qualquer lugar voce pode estacionar. Estranho neh, estacionar em cima da calcada pode, mas atravessar a rua correndo eh multa! Coisa de polones... Mas nem em todas as ruas tem sinaleiro para pedestre, neste caso voce pode atravessar a qualquer momento. Eh ate engracado, de noite, a rua vazia, sem carro, e aquelas 10 pessoas paradas esperando o sinal abrir para atravessar. Ate agora eu soh vi duas pessoas furando o sinal vermelho de pedestres, e claro, eu no primeiro dia nao sabia disso, fiz um monte de coisa errada quando sai para andar sozinho, sorte que nenhum polocial me pegou, mas agora estou sabendo!

VOCABULARIO
Aprendi algumas palavras em polones! Ae vai a listinha:
Przepraszam - Desculpa
Dziękuję – Obrigado
Cześć – Oi
Nie mówię po Polsku – Eu nao falo Polones
Dzieńdobry – Bom Dia
Dobry Wieczór – Boa Noite
Kurwa - Depende da situacao, no bom sentido eh Caralho, tipo, incrivel!! No mal sentido eh Foda-se.
obs: por mais que voce tente, voce nao vai acertar a pronuncia, acredite! E a mais facil de todas eh a Eu Nao Falo Polones, por incrivel que pareca.

obs2: Lembrando que nao consigo colocar acentos deste computador, consigo fazer simbolos como estes: ż ń ś ć ł Ł ą ę Ą Ę e por ae vai, mas um simples acento agudo eh simplesmente impossivel nas letras em que usamos, só no ó!

Bom, como sempre, abracos a todos!!! Fiquem com Deus! No proximo post quero falar sobre a AIESEC daqui, ainda nao entendi 100% da estrutura, vou tentar pegar mais informacoes para passar para os aiesecos de plantao! Para finalizar uma foto do dinheiro daqui, o złoty (se le zuoth), R$1,00 = 1,33 zl.

5 comentários:

Rafa Saes disse...

cuidado pra não ser multado di!
leva multa se andar bêbado na rua também? kçlasdçlkasdçlkadsklçasdkçl ;x

Aliny Cabral disse...

Oi meu amorzinho...
Que Deus continue te abençoando!!!!
TE AMO INFINITAMENTE, SEMPRE!!!Cuidado heim AMOR... está bebendo muita cerveja... HAHAHAHAHA!

BEIJINHOS APAIXONADOS***

Anônimo disse...

Essa cerveja verde aqui no brasil os palmeirenses iam ficar bebinhos o dia todo. Ve se encontra uma cerveja preta e branca "hehehe".
Bjos- divirta-se, aproveite esse momento único
Manoel

Unknown disse...

Depois eu falo que andar fora da faixa da multa todo mundo achou que era loucura...esta ai a prova disso...ahuahauhauahuahaua. Todo mundo sempre me perguntou se polones era como o alemao e eu sempre disse que nao, mais um para confirmar isso...uhu! O checo e o slovako eh bem parecidos com o polones, se voce for para la, tera bastante facilidade de se comunicar, caso va para algum lugar que as pessoas nao falem ingles. Cara, boa sorte ai, aproveita bastante a ceia de peixe no Natal e a missa a meia-noite...caso alguem te leve. Quanto a andar na rua, meu ande de boa, a probabilidade de voce ser assaltado eh quase nula. Buzi, pozdrowaniam!

Danillo Saes disse...

Caraca maninho... muito estranho as palavras! hehehee
É isso ae...
Abraço